TikTok está no topo do top 10 global de aplicações mais descarregadas superando mais de 315 milhões de descargas, acima de Instagram e Facebook
Pertence ao mundo das redes sociais, influenciadores e celebridades? Se a resposta for sim, claramente conhece o Instagram ou, pelo menos, sabe o que é. Mas hoje vamos falar sobre o TikTok, outra rede social que está em alta no momento, e que é menos conhecida que a declarada rainha das redes sociais, o Instagram. Na verdade, existem centenas de influenciadores que já criaram sua conta no TikTok… e preferem esse aplicativo ao Instagram.
Os seguidores no TikTok de Charli D’Amelio (141 milhões) ou Addison Rae (87.8 milhões) quase triplicam os do Instagram. Além disso, podemos ver que eles preferem o TikTok simplesmente observando a diferença no número de publicações entre os dois aplicativos.
O que é o aplicativo TikTok?
Antes de continuar, explicaremos o que é o TikTok. Este app de origem chinesa triunfa hoje na internet, principalmente entre os mais jovens. É uma rede social, mas algo diferente, na qual só se pode publicar vídeos e não fotos, mas pode-se divertir muito criando-os. Na China é chamado de ‘Douyin’, que significa ‘agitar a música’. Em vez disso, fora de seu país de origem, conhecemos como TikTok. Pode descarregar o TikTok online para Android e iOS. Acima de tudo, triunfa entre os mais jovens, embora não tenha um único público. Em seguida, mostraremos como fazer ‘vídeos do TikTok’.
Aplicativo TikTok onde criar os seus vídeos musicais
Como funciona o TikTok? A principal função deste aplicativo é criar vídeos curtos aos quais pode adicionar músicas do tiktok e fazer algo como um pequeno clipe de música. Neles pode cantar, dançar, mostrar outfits, dicas de maquilhagem, etc. Além disso, também pode aumentar ou diminuir a velocidade para obter o ritmo desejado no vídeo. Os vídeos do TikTok começaram por ter uma duração máxima de 15 segundos, que mais recentemente passou a 10 minutos.
Desde o seu nascimento em 2016, esta app cresceu e tornou-se uma das redes sociais mais utilizadas do momento. Talvez o nome Musical.ly também lhe soe familiar, que se baseava na mesma função de fazer esse tipo de vídeos. Bem, agora é o mesmo aplicativo, Musical.ly foi adquirido pela ByteDance em 2017 passando-se a chamar TikTok.
Como ficar famoso no TikTok
É evidente que a rede social mais famosa, em termos de influenciadores, é o Instagram, mas alguns já asseguram que o TikTok App é um forte concorrente para lhe tirar a coroa. Apesar de atualmente o Instagram já tornar possível a publicação de “clipes” com músicas do TikTok, os conhecidos “Reels”, o TikTok continua a ser a aplicação preferida para este tipo de conteúdo. O Instagram não se pode gabar de ter filtros contra o seu rival, pois também possui os seus. Além disso, o TikTok possui realidade aumentada e moedas virtuais para presentear os seus influenciadores favoritos, o que torna possível ganhar dinheiro no tiktok.
Por essas mesmas razões, converteu-se na aplicação favorita de muitos influencers, que passaram do Instagram para a aplicação chinesa. Alguns influencers portugueses, como Constanza Ariza (925,7k) ou Bruno Almeida (3.5M), já acumulam milhares de seguidores no TikTok, número superior às suas contas de Instagram. Talvez seja o ar novo e despreocupado do aplicativo asiático que atrai os influenciadores para passar mais tempo do que no Instagram. Podem ver neste aplicativo uma visão mais fresca e diferente do uso das redes sociais, e apesar de o Instagram possuir a opção de “reels”, os mais ousados continuam a ver no TikTok uma possibilidade de fazer vídeos mais divertidos.
Aplicativo TikTok: O novo rei das aplicações?
Com tudo isto a acontecer damos por nós, a questionar quando o TikTok ultrapassará o Instagram. De momento, como dissemos antes e de acordo com o relatório da Sensor Tower, já o supera em downloads. Mas, será que se irá tornar na rede social mais famosa do mundo? A maneira mais óbvia de derrubar a rainha das redes sociais é o TikTok adicionar uploads de fotos, não apenas vídeos. Assim, seria um aplicativo mais completo e ofereceria uma função que os utilizadores das redes sociais, e principalmente os influenciadores, tanto procuram. Dessa forma, poderiam mostrar mais conteúdo para os seus seguidores.
De forma a que o TikTok não superasse o Instagram, a aplicação permitiu aos seus seguidores a publicação de pequenos vídeos, os conhecidos “reels”. No entanto, o aplicativo TikTok continua a ocupar o primeiro lugar na lista de downloads mundiais, uma das razões talvez se deva ao facto de no aplicativo conseguir baixar vídeo do tiktok e no Instagram não ter essa opção. Já não é surpreendente que o Instagram não seja muito original nas suas novidades e que se baseia em outros aplicativos para as suas atualizações, como aconteceu com os “stories”, inspirados pelo aplicativo Snapchat.
Portanto, mesmo após a nova atualização dos “reels”, o Instagram não superou o TikTok. Teremos que esperar para ver quem vence a batalha pelo trono das redes sociais. Será que os ‘tiktokers’ começarão a usar mais o Instagram com esta nova oferta de “reels”? Ou manter-se-ão fiéis ao vídeo original do TikTok? E você, o que prefere, Instagram ou o aplicativo TikTok?
Deixe uma resposta