• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé
  • Loja de roupa em segunda mão
    • Tops baratos
    • Calças baratas
    • Jaquetas & Casacos baratos
    • Sapatos baratos
    • Vestidos baratos
    • Saias online
    • Malas baratas
    • Acessórios de moda
  • Dicas de moda
  • Economia circular e fast fashion
  • Influenciadores e celebridades
  • Tendências da moda

Moda, Tendências e Economia Circular · Micolet

Blog de Micolet · Revista de Tendencias de Moda, Fast Fashion, Ecología y Medioambiente, Economia Circular, Influencers y Celebrities

Inês Matos · Influenciadores e celebridades · Junho 6, 2022

TikTok vs Instagram, quem vence?

TikTok está no topo do top 10 global de aplicações mais descarregadas superando mais de 315 milhões de descargas, acima de Instagram e Facebook

Pertence ao mundo das redes sociais, influenciadores e celebridades? Se a resposta for sim, claramente conhece o Instagram ou, pelo menos, sabe o que é. Mas hoje vamos falar sobre o TikTok, outra rede social que está em alta no momento, e que é menos conhecida que a declarada rainha das redes sociais, o Instagram. Na verdade, existem centenas de influenciadores que já criaram sua conta no TikTok… e preferem esse aplicativo ao Instagram.

Os seguidores no TikTok de Charli D’Amelio (141 milhões) ou Addison Rae (87.8 milhões) quase triplicam os do Instagram. Além disso, podemos ver que eles preferem o TikTok simplesmente observando a diferença no número de publicações entre os dois aplicativos.

O que é o aplicativo TikTok?

Antes de continuar, explicaremos o que é o TikTok. Este app de origem chinesa triunfa hoje na internet, principalmente entre os mais jovens. É uma rede social, mas algo diferente, na qual só se pode publicar vídeos e não fotos, mas pode-se divertir muito criando-os. Na China é chamado de ‘Douyin’, que significa ‘agitar a música’. Em vez disso, fora de seu país de origem, conhecemos como TikTok. Pode descarregar o TikTok online para Android e iOS. Acima de tudo, triunfa entre os mais jovens, embora não tenha um único público. Em seguida, mostraremos como fazer ‘vídeos do TikTok’.

rapariga a utilizar o telemóvel para abrir o aplicativo TikTok

Aplicativo TikTok onde criar os seus vídeos musicais

Como funciona o TikTok? A principal função deste aplicativo é criar vídeos curtos aos quais pode adicionar músicas do tiktok e fazer algo como um pequeno clipe de música. Neles pode cantar, dançar, mostrar outfits, dicas de maquilhagem, etc. Além disso, também pode aumentar ou diminuir a velocidade para obter o ritmo desejado no vídeo. Os vídeos do TikTok começaram por ter uma duração máxima de 15 segundos, que mais recentemente passou a 10 minutos.

Desde o seu nascimento em 2016, esta app cresceu e tornou-se uma das redes sociais mais utilizadas do momento. Talvez o nome Musical.ly também lhe soe familiar, que se baseava na mesma função de fazer esse tipo de vídeos. Bem, agora é o mesmo aplicativo, Musical.ly foi adquirido pela ByteDance em 2017 passando-se a chamar TikTok.

rapaz e rapariga a gravar conteúdo com uma “ring light” para o tiktok app

Como ficar famoso no TikTok

É evidente que a rede social mais famosa, em termos de influenciadores, é o Instagram, mas alguns já asseguram que o TikTok App é um forte concorrente para lhe tirar a coroa. Apesar de atualmente o Instagram já tornar possível a publicação de “clipes” com músicas do TikTok, os conhecidos “Reels”, o TikTok continua a ser a aplicação preferida para este tipo de conteúdo. O Instagram não se pode gabar de ter filtros contra o seu rival, pois também possui os seus. Além disso, o TikTok possui realidade aumentada e moedas virtuais para presentear os seus influenciadores favoritos, o que torna possível ganhar dinheiro no tiktok.

Por essas mesmas razões, converteu-se na aplicação favorita de muitos influencers, que passaram do Instagram para a aplicação chinesa. Alguns influencers portugueses, como Constanza Ariza (925,7k) ou Bruno Almeida (3.5M), já acumulam milhares de seguidores no TikTok, número superior às suas contas de Instagram. Talvez seja o ar novo e despreocupado do aplicativo asiático que atrai os influenciadores para passar mais tempo do que no Instagram. Podem ver neste aplicativo uma visão mais fresca e diferente do uso das redes sociais, e apesar de o Instagram possuir a opção de “reels”, os mais ousados continuam a ​ver no TikTok uma possibilidade de fazer vídeos mais divertidos.

Constanza Ariza, influenciadora da rede social Instagram e do Tiktok app com outfit colorido
@constanzaariza
Bruno Almeida, um dos famosos do tiktok com mais seguidores em Portugal
@brunoxalmeida

Aplicativo TikTok: O novo rei das aplicações?

Com tudo isto a acontecer damos por nós, a questionar quando o TikTok ultrapassará o Instagram. De momento, como dissemos antes e de acordo com o relatório da Sensor Tower, já o supera em downloads. Mas, será que se irá tornar na rede social mais famosa do mundo? A maneira mais óbvia de derrubar a rainha das redes sociais é o TikTok adicionar uploads de fotos, não apenas vídeos. Assim, seria um aplicativo mais completo e ofereceria uma função que os utilizadores das redes sociais, e principalmente os influenciadores, tanto procuram. Dessa forma, poderiam mostrar mais conteúdo para os seus seguidores.

De forma a que o TikTok não superasse o Instagram, a aplicação permitiu aos seus seguidores a publicação de pequenos vídeos, os conhecidos “reels”. No entanto, o aplicativo TikTok continua a ocupar o primeiro lugar na lista de downloads mundiais, uma das razões talvez se deva ao facto de no aplicativo conseguir baixar  vídeo do tiktok e no Instagram não ter essa opção. Já não é surpreendente que o Instagram não seja muito original nas suas novidades e que se baseia em outros aplicativos para as suas atualizações, como aconteceu com os “stories”, inspirados pelo aplicativo Snapchat.

raparigas a assistir à página inicial do tiktok app

Portanto, mesmo após a nova atualização dos “reels”, o Instagram não superou o TikTok. Teremos que esperar para ver quem vence a batalha pelo trono das redes sociais. Será que os ‘tiktokers’ começarão a usar mais o Instagram com esta nova oferta de “reels”? Ou manter-se-ão fiéis ao vídeo original do TikTok? E você, o que prefere, Instagram ou o aplicativo TikTok?

Previous Post: « Os 5 influenciadores mais bem pagos a nível mundial
Next Post: 9 mitos da moda sustentável falsos »

Interações do Leitor

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sidebar primária

Posts destacados

  • 10 Lojas que compram roupa usada em Lisboa
  • As top 10 influencers portuguesas de moda 2021
  • 7 lojas que compram roupa usada Porto
  • Lojas que compram roupa usada
  • As 5 melhores apps para combinar roupa que não pode perder
  • 10 malas clássicas que não passam de moda
  • As 5 melhores lojas que compram roupa em segunda mão em Braga
  • Onde vender roupa usada ao kilo
  • As 7 Instagram influencers revelação 2022 em Portugal
  • Moda sustentável: 8 marcas de roupa portuguesas sustentáveis

Artigos recentes

  • O fim dos cupões chegou
  • Oferecemos-lhe 40% das suas compras (de 24 de fevereiro a 2 de março)
  • De 17 a 23 de fevereiro: Semana SEM IVA na Micolet
  • A Micolet celebra 10 anos e vamos festejar em grande!
  • Promoção julho: Semana SEM IVA na Micolet

Categorias

  • Dicas de moda
  • Economia circular e fast fashion
  • Influenciadores e celebridades
  • Tendências da moda

Footer

POLÍTICA DE COOKIES

MAPA DO SITE

Copyright © 2025 · MICOLET

Personalizamos a sua experiência
Na Micolet utilizamos cookies e outras tecnologias para manter a viabilidade e a segurança das nossas páginas web, para medir o seu rendimento e para oferecer uma experiência de compra personalizada. Para isso, analisamos a informação sobre os utilizadores, o seu comportamento e os seus dispositivos. Se selecionar “Estou de acordo”, dá-nos o seu consentimento, se não, utilizaremos apenas os cookies essenciais e, infelizmente, não receberá nenhum conteúdo personalizado. Selecione “Preferências” para ver mais detalhes e escolher as suas opções.
PreferênciasESTOU DE ACORDO

Manage consent

Resumo de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência ao usuário possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando volta ao nosso website ou ajudar a nossa equipa a entender quais as secções do site que considera mais interessantes e úteis.
Necessárias
Sempre activado
As cookies necessárias são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem as funcionalidades básicas e os recursos de segurança de forma anónima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsNecessária para guardas as suas preferências de ajustes de cookies.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsNecessária para guardas as suas preferências de ajustes de cookies.
CookieLawInfoConsent11 monthsCookie administrada pelo plug-in de consentimento do cookie GDPR utilizado para armazenar o estado de consentimento do cookie do usuário.
viewed_cookie_policy11 monthsNecessária para guardas as suas preferências de ajustes de cookies.
Analítica
Este site usa o Google Analytics para recolher informações anónimas, como o número de visitas ao site ou as páginas mais populares. Ao deixar essas cookies ativas permite-nos melhorar o nosso website. Esta web utiliza Google Analytics para recopilar información anónima tal como el número de visitantes del sitio, o las páginas más populares. Dejar estas cookies activas nos permite mejorar nuestra web.
CookieDuraçãoDescrição
_ga2 yearsUtilizada para distinguir os usuários.
_gat_gtag_UA_56826826_72 hoursUtilizada para limitar a percentagem de pedidos.
_gid24 hoursUtilizada para distinguir os usuários.
GUARDAR E ACEITAR
Powered by CookieYes Logo