H&M foi uma das marcas de roupa low cost pioneiras em colaborar com marcas de luxo
A união entre marcas low cost e marcas de luxo já é um facto consolidado e de sucesso comprovado. Esse estilo de colaboração na moda é benéfico para ambas as partes, pois por um lado a roupa de marca low cost torna-se mais visível entre os compradores de alto padrão e por outro lado as marcas de luxo conseguem se aproximar de um público tão amplo quanto o de fast fashion.
Estas coleções cápsula são uma ferramenta de marketing muito elogiada pelo público, uma vez que as peças destas edições costumam esgotar em poucas horas. Algumas dessas colaborações já se tornaram autênticos ícones na história da moda.
O êxito da roupa luxo acessível
A H&M foi uma das pioneiras, criando uma coleção exclusiva em 2004 em conjunto com Karl Lagerfeld. Esta primeira edição limitada Karl Lagerfeld x H&M causou polémica. As roupas eram insuficientes e os tamanhos incorretos aos olhos de Lagerfeld, mas a coleção também se esgotou numa questão de horas. Um sucesso bombástico em termos de vendas e popularidade de ambas as marcas.
Desde então a H&M descobriu a grande receção destas colaborações de moda e não parou. A empresa sueca uniu forças ao longo dos anos com designers como Stella McCarnety, Kenzo, Comme de Garçons, Lanvin, Jimmy Choo, Roberto Cavalli, Erdem Moralioglu, Moschino e Giambattista Valli.
Outra de suas colaborações de moda de maior sucesso foi Versace x H&M em 2011. Filas intermináveis em todos os estabelecimentos para comprar as peças desta coleção.
Em 2015, Balmain x H&M mais uma vez causou alvoroço com uma coleção de 110 peças, cuja imagem eram estrelas internacionais como Gigi Hadid e Kendall Jenner.
Mix de estilos e gamas: estilo de roupa urbano low cost e moda de luxo
Para além da afirmação que implica uma colaboração entre marcas de gamas tão diferentes, foi recentemente adicionado a isto um novo ingrediente: misturas de estilos totalmente opostos entre roupa de marca low cost e marcas de luxo.
É o caso da bem-sucedida colaboração entre a Supreme, marca de estilo underground e urbano, e a francesa Louis Vuitton, conhecida pelos seus designs clássicos e elegantes. O resultado foi tão surpreendente que celebridades como Chiara Ferragni vestiram os designs desta coleção.
Outro exemplo de colaborações de moda de sucesso é a colaboração entre a Adidas e Prada. Após o sucesso de vendas de suas duas primeiras colaborações, as potências do sportswear e da alta moda estão de volta em 2022 com uma terceira parcela de sua parceria inimitável. Em vez de se concentrar apenas nas sapatilhas, a dupla lançará sua primeira coleção cápsula de roupas e acessórios de marca conjunta, centrados firmemente na sustentabilidade e com um género de estilo de roupa urbano .
Reimaginando roupas desportivas de luxo através de uma lente mais amiga do planeta, todo o nylon será trocado pelo tecido Re-Nylon da Prada, que é feito de resíduos plásticos reciclados que foram previamente colhidos dos oceanos. A linha de 21 peças contará com artigos básicos de roupas desportivas, incluindo agasalhos e anoraques,chapéus e malas.
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